Dicas iniciais sobre concurso público

19 de janeiro de 2015
Vamos conversar um pouco sobre concurso público? Muitas pessoas vem me perguntar diariamente como eu consegui passar tão nova, então decidi fazer um vídeo a respeito. Se vocês voltarem um pouco os posts verão que não foi nada fácil, tive que largar inclusive do blog para me dedicar integralmente para as provas de concurso.
 
Tentei fazer um resumo do que eu sempre tento repassar para quem chega comigo para conversar, mas caso eu tenha esquecido de algo que tu queiras maiores explicações é só comentar aqui no blog, no youtube ou até mesmo me mandar e-mail. Vamos começar:
 
Motivo pra ter escolhido concurso público:
Por ser muito nova, ter acabado de sair da faculdade eu não conseguia emprego e onde iam me dar um chance pediram pra que eu largasse a pós-graduação, porque iria atrapalhar o emprego e isso eu não iria fazer de forma alguma (até porque quando surgiu essa oportunidade eu já estava esperando minha nomeação). Outro motivo foi o baixo salário na rede particular de ensino.
 
Como foi o meu estudo?
Iniciei em cursinho para saber as dicas que os professores davam, mas o ponto chave mesmo foi estudar em casa. Fiz mais de 10 provas de concurso em 2 anos e só não passei em 2.
 
Meu horário de estudo era puxado: de 8h da manhã as 9h da noite (se eu conseguisse por mais tempo eu ficava estudando, mas era no máximo até as 22:30 pra acordar cedo no dia seguinte). Montei o horário seguindo as aulas no cursinho. Aquela matéria que eu teria aula no dia posterior eu dava uma revisada no dia anterior.
 
Essa é a parte mais importante! Acredito que o concurso público não tenha mistério! O que vai fazer tu passar ou não é o tempo que tu dedicas ao teu estudo. Se a tua prioridade for passar em um concurso público, saia da academia, do facebook, instagram, whatsapp. Eu larguei até do blog para me dedicar integralmente aos estudos e tenho certeza que isso fez toda a diferença.
 
Uma dica bacana é pegar vídeo aulas na internet para quando a mente está muito cansada de ler e/ou não queres ou não podes pagar um concurso ou não tens tempo para fazer cursinho. Outra dica legal é ir atrás das aulas aos finais de semana nos cursinhos. Pagas em torno de 20 a 30 reais por aula e consegues muitas dicas boas.
 
Não tem essa de querer que as pessoas de casa te ajudem! A pessoas tem a vida delas também e não podem parar só porque tu queres. Meu quarto fica colado com a sala. As pessoas saiam dos seus quartos para usar a tv da sala em um volume alto, para conversarem alto e não adianta brigar, porque o que vai valer é o foco que tu tens. Eu estudava chorando, mas não largava dos livros.
 
- Edital, prova objetiva e subjetiva, número de questões e peso
O edital é a Lei do concurso! Então, olhe com atenção, veja o conteúdo programático, se a prova é objetiva e/ou subjetiva, se tem prova física, quais os documentos que podes dar entrada para título, quais disciplinas tem mais peso e seguindo esses pontos dê mais ênfase na hora do estudo.
 
No meu caso a prova tinha 50 questões, acertei 38. Como a prova estava cheia de pegadinha muitos acertaram pouco também, mas isso complica na hora do desempate. Se tu és nova, aqueles com mais idade passam na frente, aqueles que tem mais tempo de serviço passam na frente, quem tem pós-graduação passa na frente, quem acertou mais questões das matérias com mais peso passam na frente, quem já passou em concurso público passa na frente. Portanto, juntem tudo o que tiverem para na hora do titulo conseguirem uma pontuação a mais e não irem tanto pra trás a ponto de saírem do número de vagas ofertadas.
 
- Nomeação:
Fique de olho sempre no Diário Oficial. Lembre-se que tem gente querendo ser chamado, então uma falha tua é uma oportunidade pro de trás e ele não quer ficar de fora. Não espere que venham te falar que tu foste chamado, dê um passo a frente e fique de olho.
 
- Estágio probatório
Fique atento ao período de avaliação. São 3 anos que precisas ser avaliado para teres um emprego vitalício. Como em qualquer outro emprego trabalhe, seja bom com os outros e faça o seu melhor.
 
- Vantagens:
- triênio 5% a mais e 30 dias de férias
- meia entrada garantida em cinemas (no caso professor tem direito na particular e no público)
- tens horário de entrada e saída respeitados
- passado o estágio probatório o emprego é fixo
- Licença pra estudo
 
Claro que temos muitas vantagens mais, porém separei essas que eu acho essenciais. E atenção: se esse for teu sonho, por favor, não deixe que ninguém te tire. Siga com fé e foco que vais conseguir com certeza. Uma dica que sempre dou é que a pessoa faça também concursos menores. Eu sei que muitos querem ganhar 10 mil, mas faça também para os concursos de 2 mil por mês, pois por mais que ainda não seja o que tu queres, é um passo para conseguires o teu sonho.

Vídeo sobre o assunto:


Espero que tenham gostado! Dúvidas nos comentários.


Beijos, 
Thálita Montenegro 
blogueira, Pedagoga e louca por cosméticos

0 pavulagens:

Postar um comentário

Olá! Espero que tenham gostado do post!

* Os comentários são moderados, ou seja, não serão aceitos comentários ofensivos
* Se tiver alguma dúvida, mande para o e-mail charmosapavulagem@outlook.com

Beijos e obrigada pela sua visita :D