20 de maio: dia do Pedagogo

20 de maio de 2012
Ô coisa boa! Hoje é praticamente meu segundo aniversário no ano! haha. Dia 20 de maio é comemorado o meu dia, o dia do Pedagogo!

Portanto, eu não venho com make, esmaltes, resenha, mas sim com uma dica de livro! Sim! Lembram que eu - nesse post - falei do livro Professora sim, tia não do Paulo Freire? Pois é, finalmente eu consegui!

Depois de cinco anos namorando o livro (sua primeira edição foi em 1993), fui na Saraiva aqui de Belém e encontro o único que lá tinha perdido e já comecei a ler! Estou cada dia mais encantada! Olhem que lindo:
Desde quando entrei na graduação, e hoje na pós-graduação, eu falo que minha meta é ser respeitada pela minha profissão e não ser vista como tia (para isso terei que fazer algumas revoluções pacíficas haha)! Enquanto uns são chamados de doutores sem ter doutorado, nós, mesmo tendo, ainda somos tratados como tios. Alguns amigos já compreendem o motivo e espero que levantem a bandeira quando tiverem os seus filhos, como eu já levanto como profissional e futuramente como mãe também!

Separei uma parte do livro para que a gente possa pensar um pouco: "A tentativa de reduzir a professora à condição de tia é uma "inocente" armadilha ideológica em que, tentando-se dar a ilusão de adocicar a vida da professora, o que se tenta é amaciar a sua capacidade de luta ou entretê-la no exercício de tarefas fundamentais" (Paulo Freire, 2009, pág 27). E eu acredito muito nisso!

Desejo a todos nós, Pedagogos, muita criticidade, muita leitura. Somos seres importantíssimos para a sociedade, basta a gente começar a fazer valer o valor que temos, sentir orgulho da nossa profissão! Afinal, se não formos nós a fazer, ninguém irá!



Quero agradecer a todos os Pedagogos que fizeram parte da minha vida, da minha história. Aqueles que nem devem saber o quanto são importantes, como a minha professora da primeira série (Roseane) que está citada no meu TCC e aqueles que sabem, como a minha coordenadora da graduação (Celiamar) que  puxou tanto a minha orelha pra eu não desistir. Muito obrigada, de coração! Vocês foram de total importância na minha vida. E um obrigado especial aos meus pais que foram de suma importância para hoje eu ser quem eu sou, amo vocês.



Beijos, 
Thálita Montenegro 
blogueira, Pedagoga e louca por cosméticos

0 pavulagens:

Postar um comentário

Olá! Espero que tenham gostado do post!

* Os comentários são moderados, ou seja, não serão aceitos comentários ofensivos
* Se tiver alguma dúvida, mande para o e-mail charmosapavulagem@outlook.com

Beijos e obrigada pela sua visita :D