Belém: Círio de Nazaré

10 de outubro de 2011
Bem, como eu disse que iria falar também um pouco da minha cidade aqui no blog, esse post não poderia faltar de jeito algum hihi. Não sou Católica, mas hoje falarei um pouco sobre o Círio de Nazaré que ocorre todo ano aqui na minha cidade, espero que vocês gostem :D

Ontem, foi realizado mais um Círio de Nazaré aqui em Belém-PA, o 219º. Minha familia é de Católicos, mas meus pais se tornaram espíritas no decorrer do casamento, portanto fui criada em berço Espírita e hoje ainda sou Espírita. Entretanto, quando voltei de Manaus pra Belém, estudei em colégio de freira e cada dia mais adorei Maria (até me apresentar vestida de Maria, me apresentei. Mas, essas fotos estão confiscadas, porque a época não me favorecia haha).

Depois de tantos Círios já não o vejo como somente uma manifestação de fé, se tornou uma manifestação cultural. Então, se tu tens algum preconceito com a religião, vendo dessa forma poderás entender o que quero também deixar registrado aqui.



A história do Círio é linda, assim como todas as histórias Cristãs. Mas, pra resumir: 

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela (fonte: portal Círio de Nazaré).

 Círio de nazaré em Belém 2011, foto por Thálita Montenegro

E ontem foi a segunda vez que participei do Círio em Belém. Foi lindo, emocionante. A gente acaba se bitolando tanto com a maldade do dia a dia que acabamos não crendo mais que as pessoas ainda tem fé, que ainda buscam pelo bem... e ontem eu me renovei.

De acordo com o que li nos jornais, essa manifestação reuniu 2,3 milhões de fiéis. Tiveram momentos em que pensei que eu fosse morrer pisoteada, mas no fim tudo deu  certo! Foi lindo demais!

Essas fitinhas são vendidas o ano todo por aqui, principalmente na Av. Presidente Vargas onde tem as principais lojas com produtos regionais, mas é nessa época que realmente a gente vê em  todos os lugares hihi. Comprei 5 fitinhas de recordação por R$1 e enfeitei a roupa.

Fitas do Círio de Nazaré, foto por Thálita Montenegro

Os que creem amarram essas fitinhas na maioria das vezes no pulso e fazem 3 nós, sendo cada nó um pedido. Há quem amarre mais de uma fitinha. Muitos dizem que seus pedidos foram realizados!

Brinquedos feitos de Miriti, fotos por Thálita Montenegro

Nessa última foto mostro os brinquedos de miriti. Aqui é comum também ser vendido nessa época, já que as pessoas ao agradecer levam materializados os seus pedidos ou os pedidos que foram realizados. No resto do ano encontra-se com facilidade nas lojas regionais da Av Presidente Vargas.

E as comidas? Não bati fotos das comidas! Mas nessa época as comidas regionais ficam mais ainda em evidência e não pode faltar uma boa Maniçoba, vatapá, camarão, tacacá... Huuuuum, me deu fome *-*

Sou suspeita pra falar o quanto é bom tudo isso, o quanto é lindo, porque amo a minha Terra, amo a minha cultura. Então, me digam vocês o que acharam ai nos comentários?

Beijos,


Thálita Montenegro 
blogueira, Pedagoga e louca por cosméticos

6 pavulagens:

Aline Helen disse...

Adorei o seu post, muito bem escrito. Conheço uma pessoa que todos os anos sai daqui de MG pra ir paga promessa aí, durante a festa do Círio...

Amanda Moraes disse...

Eu tenho maior orgulho das nossas coisas...
Desde 2005 eu acompanho a transladação, embora esses 2 últimos anos eu não tenha ido até o fim... É que eu sempre ia com minhas amigas e dessa vez cada uma teve um motivo pra não ir...
Mas tudo bem, hoje ainda tem frango no tucupi e maniçoba, oba!

Mauro Junior disse...

Lindo Post.
Você tá escrevendo muito bem!
Essa poderia muito bem ser uma matéria de jornal.

Parabéns

winxmake disse...

Flor adorei o poots, eu sou catolica e amo demais da conta festas assim, na minha cidade eu acompanho procissoes festas enfim tudo que é cristão.
Sempre gostei de praticar minha fé, adoraria ir nessa comemoração do Cirio de Nazare, tb como vc tenho muito amor em Maria, pois ela ama muito seus filhinhos!!

Parabens por divulgar essa manifestação maravilhosa, é muito bom saber que temos eventos assim no nosso Brasil.
Beijão e Salve Maria!!

Thainá Santos disse...

Muito legal essa sua iniciativa de mostrar para nós um pouco da cultura de sua cidade Thá!

Thatá (Charmosa) disse...

Aline Helen, obrigada meu anjo! Vem pessoas pra cá de todo lugar do mundo, acho isso fantástico!

-------------------
Amanda Moraes, somos duas a sentir orgulho haha. Nunca fui pra trasladação, muitos dizem ser lindo e morro de vontade de ir! Quem sabe no próximo ano a gente vá juntas, né? :i

-------------------
Mauro Junior, nossa, não pensei que fosse tão bom assim o post haha. Na verdade pensei que ninguém fosse comentar! Obrigada, sabes que te amo muito!

-------------------
winxmake, fiquei muito feliz por teu comentário! E olha, querendo vir te acompanho, viu? haha. Acho muito válido, me arrepio só de lembrar!

-------------------
Thainá Santos, obrigada! Acho super válido, pois são poucas as meninas da minha cidade que tem um canal de comunicação que pode divulgar nossa cultura, sabe? O Norte precisa ser visto e como o Governo não o faz, sinto maior prazer em fazer hihi

Postar um comentário

Olá! Espero que tenham gostado do post!

* Os comentários são moderados, ou seja, não serão aceitos comentários ofensivos
* Se tiver alguma dúvida, mande para o e-mail charmosapavulagem@outlook.com

Beijos e obrigada pela sua visita :D